Módulo 1

  • Semanas 2 e 3: de 7 abril a 20 abril 2014

Políticas inclusivas e medidas educativas para alunos com NEE



O direito de toda as crianças à educação, está proclamado na Declaração dos Direitos da Criança (1921), na Declaração do Direitos do Homem (1948) e veio ser reforçado com a Conferencia Mundial sobre a Educação Para Todos realizada na Tailândia em 1990, onde produziu uma declaração assinada por cerca de 60 países, discutindo-se essencialmente a necessidade de estabelecer programas de resposta às necessidades educativas fundamentais, garantindo uma educação básica para todos os cidadãos, "acentuou a necessidade de um método de ensino centrado na criança, visando o sucesso educativo de todas elas, a adoção de sistemas mais flexíveis e mais versáteis capazes de melhor atender às necessidades de cada criança contribuindo assim, quer para o sucesso, quer para a inclusão" (Declaração de Salamanca, 1994).
Nós como professores desde que iniciámos o contacto com crianças ou jovens portadores de alguma deficiência, nos interrogamos sobre a forma como essas crianças se sentem e vêm o mundo que o rodeia e o que fazer para minimizar as suas dificuldades e promover a sua integração plena na sociedade. Vivemos numa época em que toda a ênfase parece ser colocada na questão da inclusão, na educação inclusiva e na sociedade inclusiva, daí que a inclusão seja um dos objetivos centrais da política social dos Estados Europeus, da própria Comissão Europeia e consequentemente de Portugal.
Para que a sociedade e a educação seja verdadeiramente inclusiva é necessário que as escolas criem condições para pôr em prática aquilo que lhes é pedido e até de certa forma, imposto.

Para muitos de nós, este ajustar das escolas a todas as crianças poderá, parecer, não passar de uma mera utopia, contudo e felizmente, o que é certo, a realidade atual é bem diferente da realidade vivida há uns anos atrás. 

«No quadro da equidade educativa, o sistema e as práticas educativas devem assegurar a gestão da diversidade, do que decorrem diferentes tipos de estratégias que permitam responder às necessidades educativas dos alunos. Deste modo, a escola inclusiva pressupõe individualização e personalização para todos os indivíduos.» (DGIDC)

Elaborei uma linha cronológica sobre os modelos e evolução das perspetivas sobre deficiência.

http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/277520/Modelos-e-evoluo-das-perspetivas-sobre-deficincia

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