Módulo 2

  • Semanas 4 e 5: de 21 abril a 4 maio 2014
          
Acessibilidade Web e tecnologias de apoio


Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e atividade?

Em relação à questão proposta para discussão:

Trabalho num colégio particular onde tenho dois alunos NEE. Infelizmente não trabalham muito com computadores porque não temos na sala.

Eu acredito que as tecnologias com as suas possibilidades de intercomunicação e informação, podem favorecer e beneficiar a construção do conhecimento, quando utilizadas com crítica, reflexão, interação e formação adequada e o aluno pode interagir com o professor ajudando na produção de textos, imagens, colaborar com os colegas compartilhando atividades, opinar nas respostas de exercícios. Ainda é possível tomar decisões e explorar recursos tecnológicos por meio do uso do computador quando o aluno se depara com a necessidade de mais argumentos e conhecimentos para concluir um trabalho em sala de aula. 
Utilizo o meu computador com as aplicações gratuitas ou algumas mais acessíveis nomeadamente para identificar sons de animais, objetos, alimentos…

Relativamente à tarefa deste módulo escolhi a atividade número 3:

  • Utilize um simulador de validação de acessibilidades Web (por ex: AccessMonitorTAW) e analise alguns websites verificando se cumprem as regras de acessibilidade WCAG. Identifique eventuais problemas.
Com auxilio da ferramenta WCAG2.0 verifiquei as diretrizes de acessibilidade de alguns dos mais frequentes sites visitados na internet, utilizando o AccessMonitor. 
  • you tube

Resultado: Esta página não passa a bateria de testes do AccessMonitor de nivel "A" como podem verificar no Relatório acessmonitor WCAG 2.0

http://www.acessibilidade.gov.pt/accessmonitor/?cD0yNjM1NzM,&ver=linear




  • Wikipédia

Resultado: Esta página não passa a bateria de testes do AccessMonitor de nivel "A" como podem verificar no Relatório acessmonitor WCAG 2.0
http://www.acessibilidade.gov.pt/accessmonitor/?cD0yNjM2Mzc,&ver=linear#tlA




  • Google
Resultado: Esta página não passa a bateria de testes do AccessMonitor de nivel "A" como podem verificar no Relatório acessmonitor WCAG 2.0m e além disso obtém o resultado mais baixo.

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