Módulo 4

  • Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junho 2014
          


Recursos educativos abertos acessíveis

Recursos Educativos Abertos (Open Educational Resources) é um termo que surge em 2002, numa definição da UNESCO «materiais educacionais e de pesquisa, em vários formatos e media, que estejam em domínio público ou sob uma licença aberta.»
Historicamente tiveram o seu início em 2001, quando o Massachusetts Institute of Techonology (MIT) criou o programa OpencourseWare  (OCW).  Esta iniciativa acabou por levar a que outras universidades e escolas partilhassem os seus conteúdos, facultando  os seus próprios Recursos Educativos. O movimento Open Educational Resource (OER), apoiou-se essencialmente na expansão da Internet e na disponibilização de recursos em formato digital.
A  mudança no posicionamento do utilizador face à Internet altera-se com o 2.0. De consumidor que consulta um conteúdo passa a um utilizador ativo que acede a conteúdos, mas que também contribui partilhando e/ou melhorando ou adaptando conteúdos.
Englobam-se nesta caracterização formatos de recursos online como: wikis, blogs, redes sociais, comunidades virtuais, criando condições facilitadoras para que pessoas com os mesmos interesses possam facilmente partilhar ideias e colaborarem, inovando na produção de REA.

  • Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?
Os REA são bastante úteis. Alargam o nosso conhecimento. São necessários para a realização de trabalhos científicos devidamente citados, para apresentações, para aulas, para partilha de informação,ou seja uma panóplia de utilizações. Utilizo bastante as nuvens para guardar informação que depois pode essa mesma informação pode ser utilizado e recombinado por outras pessoas.

Relativamente aos MOOC, é o segundo que faço e estou ao mesmo tempo com um terceiro curso online aberto. Adorei a primeira experiência e por isso resolvi participar nestes. Este novo formato traz vantagens como desvantagens. Mas a possibilidade de adquirir novos conhecimentos sem ter que ter uma hora marcada, um lugar a onde se deslocar é fantástico. E depois poderemos realizar as tarefas com calma a com a devida importância que lhes é merecida. 


  • Relativamente à atividade deste módulo escolhi a número dois: Seleccione um tema que seja do seu agrado (a sua profissão, atividades de lazer, ...) e faça uma apresentação sobre o mesmo utilizando uma ferramenta livre (vide cool tools for schools), tendo em atenção as acessibilidades do recurso e a atribuição de licença aberta. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.

          Escolhi elaborar um Quizz sobre instrumentos musicais (pois a disciplina que leciono é             música), com a ferramenta Examtime. Pode ser consultada também em :

ou então resolvê-lo logo aqui..... Espero que se divirtam....

por birgitasolange




  • Selecione um dos trabalhos dos seus pares e comente-o no espaço de comentários desta página. Registe  no  e-portefólio individual.

Relativamente a este ponto, é difícil optar por um de todos os trabalhos realizados pelos colegas. Todos estão todos excelentes e muito educativos. Gostaria de referir o trabalho da colega Luciana Bettencourt sobre Níveis de escrita disponível em: http://www.pinterest.com/pin/369224869423533308/ e do colega Nuno Correia sobre Mudar Atitudes e Comportamentos disponível em http://www.pinterest.com/pin/369224869423458602/. Ambos os recursos podem ser utilizados nas aulas.


Sem comentários:

Enviar um comentário