Módulo 3

  • Semanas 6 e 7: de 5 maio a 18 maio 2014
Desenho universal da aprendizagem

O Design Universal tem como finalidade a igualdade de oportunidades de cada um participar na vida em sociedade. Para alcançar este objetivo é necessário que os edifícios, as acessibilidades urbanas, os produtos que se utilizam no dia a dia, os serviços e a informação, isto é, tudo esteja concebido e adaptado para que possa ser utilizado por todas as pessoas.
No meu tempo de estudante, o modelo usado foi a uniformização, até mesmo na roupa. Todos tínhamos de usar a bata. O professor esforçava-se para que os alunos estivessem calados e quietos. E ainda usavam a dita "régua" para os castigo ou para quem não fizesse os trabalhos de casa. 

Os resultados do questionário VARK (guia de estilos de aprendizagem):

  • Visual: 5
  • Aural: 9
  • Leitura / Gravação: 9
  • Cinestésico: 5
Eu tenho multimodal (AR) preferência de aprendizagem.

Ao ter várias preferências são a maioria, já que cerca de 60% de qualquer população se encaixa nessa categoria. Várias preferências são interessantes e variadas. Por exemplo, posso ter duas fortes preferências: visual e auditiva (VA) ou de leitura / gravação e cinestésicas (RK), ou posso ter três fortes preferências como VAR ou ARK. 
Assim, várias preferências dá opções de dois, três ou quatro modos de usar para o meu aprendizado e para a minha interação com os outros. Reações positivas significa que as pessoas com preferências multimodais optam por combinar ou alinhar significativamente o seu modo para os outros que estão ao seu redor.

Para este módulo escolhi a atividade número:

  1. Explore o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, crie um plano de aula, no Lesson Builder (pode utilizar o instrumento traduzido) ou utilize qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos.
o link para esta atividade é: http://udlexchange.cast.org/lesson/1060671

Podemos aqui verificar também o plano da lição:





Sem comentários:

Enviar um comentário